A importância de bons pneus

Muito se fala sobre o motor e a aerodinâmica dos veículos nas competições de automobilismo. Mas quem trabalha mesmo, inclusive para que eles tenham o desempenho esperado, são os pneus. Mesmo quem não é muito ligado aos esportes a motor, pode imaginar que os pneus são os responsáveis por transmitir a potência do motor, desempenhar a frenagem e manter a força aerodinâmica do carro em direção ao solo. Se eles falham, todo o trabalho é perdido.

Como cada pista possui suas características específicas, para ganhar o desafio de cumprir o traçado sem colisões e conseguir um bom tempo, levando em consideração a temperatura e a qualidade do asfalto, é imprescindível que os pneus sejam desenvolvidos especificamente de acordo com os circuitos de cada categoria.

Para que um pneu respeite as condições de pista e de ambiente, é necessário levar em conta as considerações técnicas do projeto. Uma vez que estrutura e o composto de um pneu estão totalmente relacionados, é bom ter um primeiro ‘esqueleto’, feito com armação de fibras sintéticas (náilon, poliéster e carbono), para só depois, em sua volta, ser moldado com a borracha (ou composto).

Características – O pneu não pode ser feito de uma borracha ou composto muito macio ou será consumido após algumas voltas, mesmo que a princípio apresente um bom desempenho. Já se a borracha é muito dura, os tempos de volta são constantes, mas com baixo rendimento.

Para se ter um composto ideal é preciso equilíbrio entre os mais de 220 ingredientes diferentes – que incluem óleo, carbono e borracha sintética.

Um dos principais aspectos a serem observados em um pneu é a aderência, pois ela é que influência diretamente na dirigibilidade. Outro fator determinante de desempenho é a temperatura (que deve estar sempre entre 90°C a 100°C).

A cada ano, as empresas fornecedoras de pneus das diversas categorias do esporte a motor, investem milhões em busca de novas tecnologias, e investir em melhores pneus quer dizer ter a possibilidade de conseguir melhores resultados, uma vez que o tempo de volta é condicionado ao nível de aderência produzido pelo pneu.

Tags: , , , , , Categoria: Automobilismo

Comentários Facebook

Uma resposta para A importância de bons pneus

  1. Absolutamente correto sobre sua afirmação. Parabéns! Nós, da Gilson Pneus, também acreditamos que os pneus fazem parte de uma excessiva influência sobre o carro. Não apenas na velocidade, temperatura e desempenho, mas juntamente economia. Ter pneus bons e bem cuidados podem trazer um baixo consumo de combustível e economia para você.

    Sam Akad – Gilson Pneus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *