Como surgiu o WTCC

Quem acompanha a agenda do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), sabe que um dos primeiros grandes eventos sediados neste ano de 2010 foi o WTCC (FIA World Touring Car Championship), o mundial de carros de turismo. O campeonato foi aberto no autódromo pela quarta vez. As duas primeiras etapas aconteceram no dia 07 de março.

As próximas etapas a serem disputadas são a 9ª e a 10ª, no dia 04 de julho, em Portugal. Nas duas etapas anteriores, na Bélgica, os dois pilotos vencedores da primeira e segunda corridas, respectivamente, foram Gabielle Tarquini e Andy Priaulx. Tarquini foi também o vencedor da segunda corrida na etapa brasileira, em Curitiba.

O WTCC é disputado por carros de rua de marcas conhecidas como BMW, Chevrolet, Seat e Lada. A maioria dos circuitos é consagrada já das competições de Fórmula 1. As provas são muito curtas e rápidas, com distância máxima de 50 quilômetros, garantindo emoção ao público presente.

História – A primeira temporada do WTCC foi organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em 1987 e ocorreu em paralelo ao Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC).

As etapas disputadas na Austrália, Nova Zelândia e no Japão coroaram como campeão o piloto Roberto Ravaglia, a bordo de um BMW M3. Com medo que o grande sucesso do novo campeonato tirasse investimentos da Fórmula 1, a FIA  optou por não mais sancionar o campeonato para os anos seguintes.

Foi somente em 1993, com a popularização da categoria Supertouring, que a FIA organizou novamente o WTCC, como um evento anual para pilotos de carros de turismo, oriundos de campeonatos nacionais em todo o mundo. A corrida aconteceu nos anos de 1994 e 1995 e teve sua história interrompida novamente, voltando somente em 2001. Hoje é o terceiro maior campeonato organizado pela FIA, ficando atrás da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rali.

No WTCC, além dos motores serem limitados a 2.000 cavalos de potência, algumas das tecnologias utilizadas nos carros de passeio são proibidas, como o freio ABS e o controle de tração. A categoria tem a Yokohama como fornecedora oficial de pneus até 2012, e a partir do ano que vem os motores terão uma configuração única do turbo 1,6 litros. Outra regra técnica da FIA é que o controle de gastos seja uma das prioridades.

Foto: Nei Quadros

Tags: , , , , , , , , Categoria: Automobilismo

Comentários Facebook

Uma resposta para Como surgiu o WTCC

  1. Pingback: O Campeonato Sudamericano de Gran Turismo - Blog do AICBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *