Fórmula Futuro: nasce uma nova categoria no automobilismo

No último fim de semana de maio, o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi o palco da estreia de mais uma categoria do automobilismo brasileiro: a Fórmula Futuro. Felipe Massa é incentivador e também apoiador do campeonato, que terá uma etapa disputada no Autódromo Internacional de Curitiba no mês de setembro.

A Fórmula Futuro, como o próprio nome já diz, é destinada a pilotos provenientes do kart. Seu objetivo é proporcionar mais experiência nacional e internacional a esses jovens com idade entre 16 e 20 anos, para que eles tenham mais possibilidades de competir em categorias internacionais.

Para tanto, a nova categoria promete ser competitiva. Como todos os carros são iguais – veículos 0 km com potência aproximada de 160 cavalos e velocidade máxima de 200km/h, importados da França – o piloto é quem fará a diferença.

O Campeonato – O campeonato terá seis etapas com rodadas duplas, ou seja, 12 corridas. Ao final da temporada, todo o evento será avaliado e os ajustes necessários serão introduzidos no ano que vem.

Além da premiação em dinheiro, quantia ainda não definida, o campeão da Fórmula Futuro terá uma vaga garantida no projeto de jovens pilotos da Ferrari, tradicional escuderia da Fórmula 1.

Outros prêmios também estão na disputa: o campeão ganhará a temporada paga na Fórmula Abarth na Itália em 2011; enquanto o segundo, terceiro e quarto colocados testarão o Fórmula 3 da equipe francesa Signature, uma das principais forças da série europeia.

Baixo custo – Essa é a principal vantagem, segundo os organizadores da Fórmula Futuro. Cada equipe terá um custo anual de 250 a 300 mil reais, que inclui: tecnologia de ponta, preparação dos carros e suporte além das pistas, como dicas de preparação física e treinamento para atender a imprensa, possibilitando assim, a transição dos pilotos de kart para uma grande experiência em carros de última geração.

Primeira Prova – Na estreia da Fórmula Futuro, o Autódromo de Jacarepaguá presenciou a vitória do gaúcho Francisco Alfaya. O piloto, que largou na segunda posição no grid, ganhou a ponta logo na largada liderou toda a primeira prova do Rio de Janeiro. À tarde, na segunda prova da etapa, a vitória foi internacional: o argentino Roberto Cúria Júnior ficou com o lugar mais alto do pódio.

Próximas etapas

2ª Etapa 24 e 25 de julho Londrina/PR

3ª Etapa 21 e 22 de agosto São Paulo/SP

4ª Etapa 25 e 26 de setembro Curitiba/PR

5ª Etapa 16 e 17 de outubro Brasília/DF

6ª Etapa 11 e 12 de dezembro Porto Alegre/RS

Foto: Globo Esporte

Tags: , , , , , , Categoria: Automobilismo

Comentários Facebook

22 Respostas para Fórmula Futuro: nasce uma nova categoria no automobilismo

  1. uelder disse:

    oi sou de salvador BA
    estou muito interessado em partissipar de um teste em pista na formula futuro tenho boa noção de traçado de pista e gostaria que alguma equipe da formula podesse me da uma oportunidade de correr pois aqui em salvador é meio dificil.

    obrigado pela atenção
    espero q alguem me ajude

  2. Rafael Diniz disse:

    Eu gostaria de saber se para entrar nessa categoria o piloto precisa necessariamente ter passado pelo kart, ou se tem algum limite de idade ? Qual o procedimento que devo tomar para me interar desse assunto? Obrigado.

  3. admin disse:

    Caro Uelder,
    Sugerimos que você tente entrar em contato com os organizadores do evento.
    http://www.racingfestival.com.br/contato.aspx

    Boa sorte!

  4. admin disse:

    Caro Rafael,
    Talvez você consiga essas informações com os organizadores: http://www.racingfestival.com.br/contato.aspx

    Boa sorte!

  5. vagner costa leite disse:

    sou de, rio grande,rs

    Eu gostaria de saber se para entrar nessa categoria o piloto precisa necessariamente ter passado pelo kart, ou se tem limite de idade?estou muito interessado em partissipar de um teste em pista na formula futuro e Qual o procedimento que devo tomar para me interar desse assunto? Obrigado.

  6. admin disse:

    Vagner,
    Você pode tentar descobrir essas informações com os organizadores da competição: http://www.racingfestival.com.br/contato.aspx

    Boa sorte!

  7. jose costa disse:

    gostaria de parabenizar a criaçao de nova oportunidade a iniciantes e sugerur um equipamento de segurança por minha empresa desenvolvido chamado extimatic usado para combate a incendio automotivo e creio ser de grande utilidade neste seguimento de esporte

  8. Igor Fernando disse:

    ola!!
    gostaria de saber, como posso fazer para começar os teste na fórmula futuro??
    ja ando de kart a mais de 1 ano, e queria ter a experiência de participar deste campeonato!!!

  9. matheus costa disse:

    qual é o peso maximo, e a altura maxima dos pilotos
    ??

  10. Equipe Autódromo disse:

    Olá Matheus e Igor, tudo bem com vocês? É o seguinte: como tem muita gente com dúvida sobre a Fórmula Futuro, nós vamos fazer um post sobre o assunto e o publicaremos amanhã, com todas as informações que vocês e os outros precisam, beleza? Se vocês tiverem mais dúvidas, mandem pra gente…. Acompanhem as matérias do blog. Abração!!

  11. eraldo disse:

    O Felipe Massa deveria dar oportunidade tambem para crianças de baixa renda. Não são só os filhos de homens ricos que tem talentos

  12. Enio Shigueo disse:

    Gostaria de saber qual e as premiações para quem chegar em primeiro ou demais colocações do grip na categoria?

  13. Enio Shigueo disse:

    Gostaria de saber qual e as premiações para quem chegar em primeiro ou demais colocações de cada corrida?

  14. Marco disse:

    oi eu posso entrar nisso sem saber kart? que sou de classe media e sou bom nisso mas meu pai nao da um esforcinho para pagar para eu ir para uma escola de KART quero ser u,m piloto de formula 1

  15. adryel mello disse:

    oi
    so o adryel como se faz pra ter uma aproximaçao para a formula futuro ou depois para formula 1, eu tenho mt conheçimento com o kart e queria muito aproveitar e mostrar pra voceis esse meu talento q eu tenho.!

  16. jose eduardo disse:

    oi eu queria ter um oportunidade mais como meu pai morreu ai minha mae nao tem todo esse dinheiro pra gastar comigo eu tenho 13 anos e quando eu tive 16 vou tentar dde tudo pra entra nessa categoria

  17. admin disse:

    Boa sorte José Eduardo!

  18. chrystian hiller disse:

    olha.. Sinceramente pelos comentarios que eu lí aqui. Acho que muitos de vocês deviam primeiro aprender a escrever português pra depois pensar em formula f, vejo que muita gente não tem a menor noção de como o kartismo tem pouco incentivo no Brasil. Temos otimos pilotos mas pouca divulgação. Por sorte em Porto Alegre existe o kartodromo de tarumã a 30km e o kartodromo do velopark na região metropolitana e sempre que tem o sul-brasileiro eu vou lá assistir. Mas tem q pesquisar muito na internet onde ocorrem esses campeonatos e as datas.. Quantos d vocês ja viram propaganda de campeonato de kart na tv? Temos dezenas de campeões brasileiros e campeões da copa do brasil e até mesmo campeões em categorias internacionais batalhando muito pra chegar na formula 1. Pelo que vejo a formula futuro vai abrir uma brecha pra esses pilotos talentosos terem a chance de algum dia poder chegar lá! Vocês não vão ir pra formula futuro por terem andado algumas vezes num kart alugado ou por que gostam d corrida.. Acordem! Esses campeonatos envolvem muito dinheiro. As empresas só patrocinam gente talentosa. Ao menos que você corra de kart desde os 4 ou 7 anos de idade e imprescindivelmente seja bom piloto. Pode esquecer! É sonho. Formula futuro não é escola. É uma categoria de automobilismo.

  19. admin disse:

    Olá Chrystian! Agradecemos os seus comentários, o Blog do Autódromo de Curitiba vem divulgando o automobilismo em geral, sempre que é possível. Aqui você encontra notícias e informações sobre todas as categorias, principalmente sobre aquelas que visitam nossas pistas.

    Continue sempre postando suas informações e opiniões, nós agradecemos! Além disso, sempre que tiver uma pauta para sugerir, ela será bem vinda.

    Obrigado e sinta-se a vontade aqui no Blog!

  20. leonardo vieira disse:

    bom meu sonho desde sempre e ser um piloto de formula 1 mnas infelizmente eu me encontro com uma situaçao financeira nao muito segura para a pratica de um esporte tao caro que e o automobilismo se alguem conhece uma maneira mais economica postem um comentario por favor

  21. admin disse:

    Oi Leonardo Vieira,
    Para saber mais informações de como seguir a carreira de piloto, ligue na Federação Paranaense de Automobilismo no telefone (41) 3345-4351.
    Abraços

  22. Pingback: No AIC, Rubinho é campeão após 23 anos sem títulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *