Fórmula Pinhais: campeonato de monoposto no Paraná

Por ser barata, simples e proporcionar bons espetáculos, a Fórmula Vê (criada na década de 1960, nos EUA) logo se expandiu pelo mundo. Agora, inspirado nessa competição, o Paraná recebe a sua mais nova categoria: a Fórmula Pinhais.

A ideia de trazer o campeonato para o estado surgiu com o engenheiro e piloto Plácido Iglesias, que há cinco anos propôs reativar a Fórmula Vê no Brasil. Porém, Plácido faleceu antes de ver a categoria ser introduzida ao automobilismo paranaense. O projeto foi então abraçado pelo piloto Édson Ferreira da Silva, que com a ajuda de alguns amigos engenheiros mecânicos e preparadores, passou a trabalhar no desenvolvimento e modernização do chassis.

Hoje, mesmo sem calendário definido, a Fórmula Pinhais já conta com a confirmação de alguns pilotos: Agostinho Setti da Rocha, Demétrio César Tonon, Marcelo Martins, Newton de Morais, Elton Morawiski, Eliandro Morawiski, Marcos Dupchak, além, claro, de Édson Ferreira.

Todos os carros da competição serão feitos por um único preparador e terão motor AP 1.6, injeção eletrônica e módulo da Fueltech, stander, 1,5 mm de rebaixamento no cabeçote e usarão peças originais da linha Volkswagen. Além disso, suas caixas de câmbio serão de Fusca ou Brasília e os motores e caixas serão lacrados. As rodas serão 13×6 polegadas na dianteira e 13×8 na traseira. E os pneus radiais 175 na frente e 185 na traseira, com freio a disco nas quatro rodas.

Com rígido regulamento, a Fórmula Pinhais passa a ser a opção de categoria de monoposto no estado. Os pilotos que desejam fazer parte do campeonato podem entrar em contato com Édson Ferreira pelo fone (41) 9168-3264 ou pelo email kartshop@ig.com.br.

As informações são da Federação Paranaense de Automobilismo.

Tags: , , , , , Categoria: Automobilismo, Automobilismo Paranaense, Fórmula Pinhais

Comentários Facebook

6 Respostas para Fórmula Pinhais: campeonato de monoposto no Paraná

  1. Ronaldo disse:

    Ja não é sem tempo que a ideia do Placido toma corpo.
    Parabens aos idealistas da mecanica e velocidade

  2. aderbal disse:

    Bom em se tratando de automobilismo em especial os monopostos so tenho que parabenizar a todos,e torcendo para que se realize um bom campeonato desta classe,espero que venham a florianopolis fazer uma corrida de rua um grande abraco a todos.

  3. carlos morais disse:

    o que fazer para ser um piloto da formula pinhais pois sou de fernando de noronha e tenho 36 anos de idade e quero muito ser piloto pois e o meu sonho,aguardo retorno.

  4. carlos morais disse:

    gostei e espero que seja levado a serio pelas autoridades deste pais e que viabilizem de forma rapida a inclusao dessa categoria nos principais autodromos deste pais.

  5. admin disse:

    Olá Carlos,
    Para saber todos os detalhes de como começar a correr na Fórmula Pinhas, você deve entrar em contato com o Édson Ferreira pelo tefone (41) 9168-3264 ou pelo email kartshop@ig.com.br.
    Abraços e boa corrida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *