Lugar de mulher é no volante!

Em iniciativa inédita, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) dá novos rumos ao esporte. Anunciou a criação de uma nova comissão para facilitar a participação das mulheres em todos os setores do esporte a motor.

A Comissão de Mulheres e Esportes de Motor (WMC, na sigla em inglês) realizou sua primeira reunião no final do mês de abril. O grupo de 19 integrantes, liderado por Michele Mouton – ex-piloto de Rali, foi recepcionado pelo presidente da FIA, Jean Todt. Vale lembrar que Michèle Mouton foi a primeira mulher a ganhar uma prova do Mundial de Ralis. Ao todo, foi vencedora em quatro ralis do Campeonato Mundial na década de 1980, além de ter sido vice-campeã do mundo em 1982.

A ideia da comissão é facilitar a participação das mulheres no esporte a motor, estimulando a sua presença no automobilismo, principalmente na Fórmula 1. O campeonato que não tem uma pessoa do sexo feminino em um cockpit desde Giovanna Amati, em 1992. A única mulher que conseguiu pontuar na categoria foi a italiana Lella Lombardi, quinta colocada em uma prova na década de 1970.

Nos bastidores, no entanto, já existem muitas as mulheres que trabalham diretamente com o automobilismo. Se a participação delas já é grande nos setores administrativos das principais categorias do esporte a motor, por que não se estender até as pistas? Para o presidente Jean Todt, a criação da comissão garante que a federação “apoie, promova e contribua para aumentar a participação da mulher no automobilismo para garantir a igualdade de oportunidades em todos os níveis”, declarou o francês.

Atualmente, Danica Patrick, Milka Duno, Simona de Silvestro, Sarah Fisher e Bia Figueiredo representam o sexo feminino em uma categoria “top” do automobilismo, a Fórmula Indy. Entre outras, também merecem destaque Susie Stoddart e Katherine Legge no DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaf), assim como Natacha Gachnang no FIA GT.

Tags: , , Categoria: Automobilismo, Mulheres no Volante

Comentários Facebook

2 Respostas para Lugar de mulher é no volante!

  1. ANA PAULA ALVES disse:

    Gostaria de saber como faço para me inscrever para participar do grupo femenino do Stock car??????
    Desejo receber informações!!!!!!
    Grata, Ana Paula.

  2. admin disse:

    Olá Ana Paula,
    Tente enviar um e-mail para contato@stockcar.com.br. Talvez possam te ajudar com essa informação.
    Enquanto isso, obrigado pela leitura e continue nos acompanhando.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *