Perfil de Piloto – Alain Prost

Alain Prost

Hoje o blog do Autódromo de Curitiba presta sua homenagem ao piloto fracês Alain Prost, considerado um dos pilotos mais bem-sucedidos da história e um dos maiores rivais de Ayrton Senna.

Leia Também: Perfil de Piloto – Rubens Barrichello.

Alain Prost

Alain Marie Pascal Prost venceu sua primeira corrida em seu país de origem, enquanto pilotava um Renault, no ano de 1981. Ainda na Renault, Prost  ganhou mais 8 corridas, mas divergências com a equipe o fizeram retornar à McLaren, equipe na qual somou mais 30 vitórias e ganhou três títulos mundiais.

Alain Prost

Na equipe iniciou-se a tão comentada rivalidade com Ayrton Senna, que é tida como uma das mais intensas da Fórmula 1 de todos os tempos. Frank Williams, ex-chefe de ambos, quando questionado sobre as diferenças entre eles, respondeu:

Alain Prost

“Posso ser tachado de herético, mas sempre suspeitei que Alain de fato tivesse uma habilidade maior. Digo isso lembrando que Ayrton ia mais ao limite do que Alain. Mas Alain nunca explorou o extremo tão consistentemente ou de maneira bem-sucedida como Ayrton. Alain corria riscos calculados. Ayrton certamente examinava e então guiava, direto ao limite. Ayrton era todo coragem e pilotagem no carro. Apesar das muitas diferenças, eles também tinham semelhanças. Os dois eram pilotos muito cerebrais, grandes “pensadores”. Mas as manifestações desse controle mental eram diferentes”.

Alain Prost

O piloto também passou pela Ferrari, sendo vice-campeão em 1990. Em 1993 foi mais uma vez campeão, agora pela Williams, e encerrando no mesmo ano sua carreira.

Tags: , , , , , , Categoria: Automobilismo

Comentários Facebook