Perfil de Piloto – Nigel Mansell

Nigel Mansel

Em mais um post da série Perfil de Piloto, o Blog do Autódromo Internacional de Curitiba vai falar sobre uma fera das pistas que se aposentou há um tempo mas ainda causa saudades, Nigel Ernest James Mansell.

Leia também: Perfil de Piloto – Bruno Senna

Nigel Mansell nasceu em 8 de agosto de 1953 e começou sua carreira nos anos de 1976-1977, quando disputou a Fórmula Ford britânica, tornando-se campeão da categoria. Já em 1978, o piloto foi para a Fórmula 3, disputando sua primeira temporada.

Nigel Mansel

A estreia de Nigel Mansell na Fórmula 1 deu-se em 1980, quando ocupou a vaga de piloto de testes da equipe Lotus, desenvolvendo a versão B do carro Lotus 81. Após conseguir resultados positivos, foi convidado a estrear como piloto em um GP de Fórmula 1 e acabou o campeonato entre os dez primeiros no geral, contabilizando 13 pontos.

A partir daí, o piloto foi convidado a compor a equipe Williams, sendo companheiro do finlandês Keke Rosberg. Após muitas disputas e rivalidade, principalmente com Ayrton Senna, Allan Prost e Nelson Piquet, Nigel Mansell decide deixar a Williams e ir para a rival italiana, a Ferrari.

Nigel Mansel

Em 1989, estreando na Ferrari, Mansell voltou a conquistar vitórias. O piloto encerrou sua participação na equipe conquistando 37 pontos e o 5º lugar no campeonato no ano de 1991, quando decidiu retornar à equipe mais identificada com ele, a Williams.

O seu retorno para a Williams foi marcado por muitas vitórias, porém, ainda em 1991, Nigel Mansell acabou terminando a temporada em 2° lugar, pela terceira vez. Mas o destino estava traçado e era na Williams que o piloto conquistaria o seu primeiro título mundial. Na temporada de 1992, Mansell fez 9 vitórias, 14 poles e 8 voltas mais rápidas, ganhando o primeiro, e único, campeonato. Aos 39 anos e com o título conquistado, Mansell anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1.

Nigel Mansel

Após esse ano, Mansell ainda voltou a competir no ano de 1994, ainda pela Williams, continuando sua trajetória em 1995, quando correu pela McLaren. Porém, o último suspiro do “leão”, como é chamado o piloto, foi na Jordan, na qual fez uma participação disputando o final do campeonato de 1996.

Tags: , , , , , , Categoria: Automobilismo

Comentários Facebook

Uma resposta para Perfil de Piloto – Nigel Mansell

  1. Grande Leão, um dos melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *