Cinco cuidados na hora de lavar o carro

Cinco cuidados na hora de lavar o carro

Lavar o carro é um momento de prazer para quem gosta de cuidar pessoalmente do veículo. Jogar água, ensaboar, encerar e polir fazem, muitas vezes, parte de um ritual de terapia.

Pensando nestas pessoas, separamos cinco dicas para você aplicar e não prejudicar partes do veículo, como a pintura do carro, por exemplo. Confira!

1. O primeiro passo da lavagem

Antes de começar, procure uma sombra para deixar o carro e espere que a carroceria do veículo esfrie. Isso vai ajudar que a água e o sabão não sequem rapidamente.

2. Cuidados com a água

Utilize dois baldes de água, um para enxaguar e outro para colocar sabão. Não faz sentido utilizar um, pois em pouco tempo o carro estará sendo lavado com água suja. Lembre-se de manter o carro molhado durante todo o processo.

Cinco cuidados na hora de lavar o carro

3. Ensaboe com produtos adequados

Vamos combinar que o detergente de cozinha só deve ser usado para tirar a gordura da louça, ok? Isso porque ele pode danificar a pintura!

Devido a alguns agentes químicos, aos pouco o uso de detergente desgasta a cera protetora do veículo, aumentando o risco de arranhões. Por isso, invista em um shampoo específico para o carro, desenvolvido com uma formula própria para a função.

4. Qual a maneira correta de limpar?

Evite usar uma esponja comum. Além de não conseguir tirar a sujeira da superfície, você corre o risco de arranhar a carroceria, o para-brisa e os outros vidros.

O ideal é que sejam utilizadas luvas para lavagem automotiva, compostas de lã natural ou microfibra, que absorvem melhor as partículas.

Cinco cuidados na hora de lavar o carro

5. Secagem

Se você deixa o automóvel secar naturalmente, ele pode ficar manchado por gotículas de água. Por isso, é necessário secar o veículo assim que você terminar a lavagem.

Como em qualquer outra etapa, faça isso com produtos específicos. Esqueça camisetas, meias ou toalhas de banho antigas, prefira utilizar panos de microfibra, algodão ou silicone.

Conhece mais alguma dica? Deixe o seu comentário!

Veja também: Porque a calibragem do pneu é tão importante?

Tags: , Categoria: Curiosidades

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *