ABS, a disco e a tambor: conheça os tipos de freios automotivos

ABS, a disco e a tambor: conheça os tipos de freios automotivos

Assim como o motor do carro, freios em bom estado são essenciais para o bom funcionamento do veículo e a segurança do condutor, que tem então mais controle sobre o automóvel.

Existem três tipos de freios automotivos, embora possuam a mesma função, fazem parte de sistemas únicos e funcionam de maneira diferente. Confira abaixo quais são e os seus diferenciais.

Freio a disco

ABS, a disco e a tambor: conheça os tipos de freios automotivos

Graças a sua eficiência e durabilidade, o freio a disco está entre os tipos de freios automotivos mais conhecidos e utilizados.

Dissipando o calor gerado na frenagem, ele pode ser ventilado ou sólido e é encontrado nas rodas dianteiras dos veículos. Ele entra em ação quando as conhecidas pastilhas de freio comprimem os dois lados do disco até que o carro desacelere.

Entre as principais vantagens do freio a disco estão melhor distribuição do calor e da pressão sobre o disco, fácil manutenção e o não acúmulo de sujeira.

Freio a tambor

ABS, a disco e a tambor: conheça os tipos de freios automotivos

Embora sejam mais baratos, os freios a tambor são mais difíceis de consertar quando apresentam problemas, pois têm maior número de peças.

Normalmente, este tipo de freio é instalado em cada roda ou conjunto de rodas de um veículo, quando não fica apenas na parte traseira.

Uma das principais características dos freios a tambor é a sua capacidade de realizar múltiplas funções, como freio de serviço, de estacionamento, de emergência ou mesmo freio dianteiro. Ele funciona de maneira bem parecida com o exemplo anterior, porém, neste caso, o tambor é fixado na ponta do eixo que é parafusado à roda. Assim, as rodas perdem a velocidade quando as sapatas são pressionadas contra a a parte interna do tambor. 

Freio ABS

ABS, a disco e a tambor: conheça os tipos de freios automotivos

O “Antilock Brake System” (Sistema Antibloqueio de Frenagem) é uma tecnologia lançada nos anos 90 que deu início ao freio eletrônico.

Desde 2014, é obrigatório que todos os carros saiam de fábrica com este sistema, uma vez que ele é o mais moderno e seguro entre os tipos de freios automotivos do mercado.

O freio ABS conta com sensores de rotação localizados em cada roda, e isso evita o travamento delas. Assim, em caso de frenagem brusca, não acontece a derrapagem.

Lembre-se que para manter o carro sempre em segurança é necessário contar com um serviço de confiança na revisão do veículo e nunca adquirir peças automotivas falsificadas.

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