Copa Fusca: uma verdadeira paixão nas pistas!

O Fusca já foi o carro mais produzido do país até 1986 e voltou às linhas de montagem durante o governo Itamar Franco em 1993. Da cabeça dos brasileiros, ele nunca saiu. São milhares de carros do modelo rodando nas ruas de diversas cidades. Isso sem contar o seu papel de impacto no automobilismo de competição.

Foi no estado de São Paulo que o Fusca ganhou sua própria categoria, em 1986. Na Copa Fusca, os carros competiam com a aparência original e com motor 1600cc na antiga pista de Interlagos. Hoje os “besourinhos”, como são conhecidos nas pistas, mesmo sendo dos maiores atrativos do campeonato paulista de velocidade, lutam para continuar no cenário automobilístico.

Os atrativos da categoria são o baixo custo de manutenção e preparação dos carros. Em todo esse tempo de competição, as alterações sofridas pelo “speed” – como também é conhecido o bom e velho fusquinha – dão um resultado de assustar, pois o carro chega a alcançar 190 km/h. Atualmente, a maioria dos carros utiliza motor VW/Audi 1.9L TDI com 160HP a diesel, caixa de câmbio da Audi de 5 velocidades, pneus radiais de aro 13, além de freios a disco nas 4 rodas.

Como segurança é fundamental, no habitáculo (a parte interna do carro) é obrigatória a instalação do sistema de gaiola. O banco tem formato concha e o cinto de segurança, no mínimo quatro pontas. O volante fica livre de marca, porém é proibido o de madeira. Tudo pensando para a segurança do piloto.

A mais simpática categoria do automobilismo brasileiro foi, por anos, a porta de entrada para as classes de turismo. A competição é considerada por pilotos, como Nelson Piquet, a melhor escola. Segundo ele “quem pilota um Fusca, pilota qualquer carro de corrida”.

Curiosidade – Criada originalmente na Bélgica, a competição recebe o nome de VW Fun CUP e é um campeonato de corridas de resistência entre Fuscas que duram entre três e sete horas.  E foi somente depois do sucesso na Bélgica que a categoria se espalhou por vários outros países. Hoje a prova mais importante do calendário é as “25 Horas em Spa”, que reúne equipes de todo o continente, e é a prova de maior duração do mundo.

Foto: Nei Quadros

Tags: , , , , , , , Categoria: Curiosidades

Comentários Facebook

3 Respostas para Copa Fusca: uma verdadeira paixão nas pistas!

  1. Olá podemos publicar essa materia em nosso site com os devidos creditos ou não.

    att

    Fernando

  2. admin disse:

    Olá Fernando, como já respondemos, podem publicar a matéria no site de vocês sim! Fiquem a vontade. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>