4 curiosidades sobre o câmbio automático

4 curiosidades sobre o câmbio automático

Sabemos que o câmbio automático proporciona conforto e praticidade. Agora, um estudo divulgado pelo UOL revelou que “40% dos compradores de automóveis populares do Brasil gostariam de ter um automático. E, entre os que já têm, 95% não voltariam a ter um câmbio manual“.

Já que o assunto agrada tanto aos amantes de carros, selecionamos algumas curiosidades sobre o câmbio automático. Confira!

1. Câmbio automático não consome mais combustível

Atualmente, os veículos automáticos contam com embreagem de bloqueio, desenvolvida para manter os giros baixos em marchas reduzidas.

2. Possui maior vida útil

Alguns casos mostraram que a vida útil de um câmbio automático pode chegar a 300 mil quilômetros. Porém, comumente, a durabilidade chega a 150 mil quilômetros sem a troca das qualquer peça.

3. O acelerador pode ser usado à vontade em uma subida

Sabe aquele cheiro característico de quando a embreagem é acionada por muito tempo? Pois bem, neste caso há um conversor de torque no lugar da embreagem, que é transmitido através de um fluido hidráulico responsável por impedir o desgaste.

4. Conserto mais caro

O câmbio automático apresenta poucas falhas, o que pode ser explicado, entre outros fatores, pelo fato de o motorista não comandar diretamente sua operação. Porém, quando um problema aparece, a manutenção do câmbio automático é mais complexa e pode variar entre R$ 4 mil e R$ 30 mil.

4 curiosidades sobre o câmbio automático

E você, utiliza veículo automático? Tem mais alguma curiosidade para contar? Compartilhe através dos comentários.

Veja também: Cinco cuidados na hora de lavar o carro

Tags: , , Categoria: Curiosidades

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *