Usar etanol no veículo pode reduzir poluição

Usar etanol no veículo pode reduzir poluição

Se você tem dúvidas sobre usar gasolina ou etanol no veículo, saiba que a segunda opção pode ser mais econômica, ajudar o meio ambiente e preservar a sua saúde.

Um estudo divulgado pela revista Nature Communications fez da grande frota de carros flex em São Paulo, aliada à oscilação de preço do combustível em determinados períodos do ano, um verdadeiro laboratório.

O resultado, bastante impactante, mostrou que abastecer o automóvel com gasolina é responsável por elevar em 30% a concentração atmosférica de nanopartículas, ou seja, partículas ultrafinas capazes de ultrapassar até mesmo nossas barreiras respiratórias.  

Nos Estados Unidos e na Europa, já estão sendo tomadas medidas referentes a estas emissões potencialmente prejudiciais à saúde, que precisam ser regulamentadas.

Novas tecnologias

Entre as novidades do mercado automobilístico está o desenvolvimento mais consistente de carros ecológicos, que possuem motores elétricos ou híbridos.

Porém, como o custo destes automóveis ainda é bastante elevado, inacessível para a maioria das pessoas, outras soluções estão sendo apresentadas visando a sustentabilidade.

Uma delas, já colocada em prática em vários estados norte-americanos, como a Califórnia, obriga a mistura de 20% a 30% de etanol na gasolina, o que ajuda a reduzir a liberação de substância ultrafina.

Outros países como Reino Unido, França, Noruega e Índia já anunciaram que está entre os planos futuros banir a venda de carros movidos a gasolina e diesel.

Você coloca em prática alguma ação sustentável ou pensa em usar etanol no veículo? Conte para nós através dos comentários!

Veja também: Conheça três aplicativos para motoristas

Tags: , , Categoria: Curiosidades

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *