Por que a calibragem do pneu é tão importante?

Por que a calibragem do pneu é tão importante?

Alguns cuidados são essenciais para o bom funcionamento e a durabilidade de um veículo. A calibragem do pneu é um deles, e embora simples e rápida, merece a atenção frequente dos condutores.

A correta calibragem do pneu garante melhor aproveitamento dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, o que aumenta a segurança e evita gastos com manutenção e troca de peças.

Problemas com a má calibragem do pneu

Responda rápido: você calibra os pneus toda semana? Se a resposta for não, saiba que está prejudicando o seu veículo.

Quando a pressão está 20% abaixo da indicada, o pneu pode ter sua vida útil reduzida em até 30%. Além disso, pneus murchos consomem de 15% a 25% mais combustível, por exigirem mais esforço do motor.

A falta de cuidado pode ocasionar ainda perda de aderência, desgaste da estrutura interna e detalonamento, ou seja, o pneu pode “desencaixar” da roda.

Mas os problemas não ocorrem apenas com pneus murchos. Quando a pressão está acima da ideal, pode ocorrer um desgaste mais rápido, perda de estabilidade em curvas, maior propensão a estouros e rachadura na base dos sulcos.

Por que a calibragem do pneu é tão importante?

Qual é a melhor maneira de calibrar o pneu?

Lembre-se de conferir as recomendações do manual de instruções do veículo. E, pelo menos uma vez por semana, verifique a calibragem com os pneus frios, de preferência em um posto de gasolina a até 2 km de distância.

Calibre também o estepe, de preferência com uma pressão até 5 psi maior que os demais.

Atentando-se a estes detalhes, o carro pode circular em boas condições e você fica mais seguro.

Veja também: Como se dar bem ao comprar um carro usado?

Tags: , , Categoria: Curiosidades

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *