Capacete de F1 x Capacete comum

capacete-de-f1-x-capacete-comumVocê sabe quais são as diferenças entre um capacete de Fórmula 1 e um capacete comum? Pois é, existem muitas delas. Para começar, o capacete de F1 deve ser mais leve em função das forças laterais às quais os pilotos são submetidos e também deve ser muito mais resistente.

Os capacetes utilizados na F1 pesam entre 1,2 kg a 1,8 kg, peso até similar aos capacetes utilizados por motociclistas nas ruas, porém, possuem mais resistência, mais camadas, pesam menos e são mais caros, podendo custar até R$ 4 mil.

Segundo as normas da Federação Internacional de Automobilismo, devem passar por testes de impacto e absorção de energia de até 285 vezes o valor da gravidade. Eles são compostos por 120 camadas soldadas e endurecidas em forno industrial a 132ºC. Além disso, o equipamento recebe camadas de policarbonato laminado e material à prova de balas. Já o revestimento é feito por um tecido à prova de fogo e as viseiras são de policarbonato com 3 milímetros de espessura, também resistentes a projéteis.

No que diz respeito aos capacetes comuns, usados por motociclistas no trânsito, devem ter a etiqueta de aprovação do Inmetro, pesam em média 1,6 kg e são feitos de um material chamado Acrilonitrila-Butadieno-Estireno, um plástico altamente resistente e que consegue absorver parte do impacto de uma colisão.

Outra diferença entre os capacetes é que a viseira é feita de policarbonato cristal, um elemento resistente e flexível, e deve ter pelo menos dois milímetros de espessura. E, para finalizar, assim como os capacetes de Fórmula 1, os comuns também passam por teste de resistência, porém, um pouco diferentes e mais simples.

Veja também: 9 curiosidades que qualquer fã da Fórmula 1 deveria saber.

Seguindo normas e padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o Autódromo Internacional de Curitiba, em atividade desde 1967, é referência em qualidade, funcionalidade e segurança para provas de automobilismo e motociclismo. http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Tags: , Categoria: Fórmula 1

Comentários Facebook

6 Respostas para Capacete de F1 x Capacete comum

  1. Pingback: Conheça as particularidades de um pneu de F1 - Blog do AutódromoBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

  2. Pingback: Escolhendo o capacete ideal - Blog do AICBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

  3. Melque, em relação aos capacetes de F1, é possível encontrar modelos de colecionadores em sites como o Mercado Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *