A expansão da Fórmula 1 no Brasil

a-expansao-da-fórmula-1-no-brasil

Criada da década de 1950, a Fórmula 1 passou por diversas redistribuições ao longo do tempo até atingir o formato atual, com pilotos e provas em quase todos os continentes.

No início, a maioria das corridas acontecia no continente europeu, porém, com a popularização do esporte ao redor do mundo, o desenvolvimento de novas potências econômicas mundiais e a massificação das transmissões das corridas, a F1 conquistou mais fãs, pilotos e novos circuitos ao longo dos anos.

O Brasil passou a ter representantes na Fórmula 1 a partir de 1970, com os pilotos Emerson Fittipaldi e Matheus Maia. Apenas dois anos depois do ingresso do Brasil na F1, Fittipaldi foi campeão pela primeira vez, seguindo com outras vitórias nos anos seguintes. Em 1978 o piloto Nelson Piquet, outra estrela do automobilismo brasileiro, iniciou nas corridas, e seria campeão três anos mais tarde. As vitórias de Piquet se repetiram em mais alguns anos, até que outro piloto passou a despontar no cenário do automobilismo mundial. Surgia a lenda Ayrton Senna.

Senna começou como piloto em 1984 e conquistou seu primeiro título de campeão quatro anos depois. Ao longo da sua breve carreira no automobilismo o piloto conquistou, além de vários títulos, a admiração de apaixonados pela Fórmula 1 no mundo todo.

Após a morte de Ayrton Senna, em 1994, outros pilotos surgiram e representaram o Brasil nos GPs ao redor do mundo. Alguns deles bastante conhecidos no cenário do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello e Felipe Massa.

 O Grande Prêmio do Brasil, que acontece desde 1972 e faz parte do campeonato de Fórmula 1 desde 1973, é realizado todos os anos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e é um dos poucos circuitos no atual calendário da F1 que tem sentido anti-horário. Por dez vezes o GP do Brasil teve como campeão um piloto brasileiro, entre eles os já citados Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Felipe Massa.

Atualmente o automobilismo brasileiro conta com alguns pilotos, como Felipe Massa, que corre pela Ferrari e está em quinto lugar na classificação geral da Fórmula 1. Em 2013 acontecerão GPs em vários países, entre eles China, Itália, Japão, Estados Unidos e, em novembro, Brasil.

Veja também: Luvas de Senna são leiloadas.

Tags: , , , , Categoria: Fórmula 1

Comentários Facebook

Uma resposta para A expansão da Fórmula 1 no Brasil

  1. Pingback: AIC recebe a 10ª etapa da Stock Car neste fim de semana - Blog do AICBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *