A história da Fórmula 1

automobilismo-a-historia-da-formula-1

Com início em 1945 e recheada de adrenalina e muita emoção, a Fórmula 1 é considerada a mais tradicional categoria do automobilismo. Inicialmente as competições eram grandes prêmios disputados apenas na Europa.

A primeira prova do campeonato mundial aconteceu em 1950 no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, e compreendia a realização de seis GPs disputados na Europa e divididos entre Inglaterra, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália e possuíam a adição do resultado das 500 Milhas de Indianápolis.

A partir da determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o campeonato se tornou mundial, registrando um público de 100 mil pessoas, além da presença do Rei George VI, da Rainha Elizabeth e da princesa Margareth na prova inaugural de Silverstone.

Vale destacar que no início da Fórmula 1 as cores tradicionais dos carros eram verde para as equipes inglesas, vermelha para as italianas, azul para as francesas e branca para as alemãs, e os corredores representavam as fabricantes Alfa Romeo, Ferrari e Maserati. Além disso, o que mantinha as equipes nas competições era a ajuda das empresas de petróleo e das fabricantes de pneus.

O grande momento da história do esporte ocorreu na década de 1960, período em que foram realizadas várias mudanças na Fórmula 1, como as inovações tecnológicas dos carros com aerodinâmica, asas e spoilers. Outro ponto que fez a Fórmula 1 decolar foi o crescimento da audiência do esporte na TV, o que resultou em um atrativo mercado para patrocinadores.

Automobilismo-A-história-da-Fórmula-1

Daí por diante o progresso foi contínuo e a Fórmula 1 se tornou cada vez mais importante mundialmente com grandes pilotos fazendo parte da história como: Jackie Stewart, Niki Lauda, Ronnie Peterson, Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Fernando Alonso, entre outros.

Veja também: Felipe Massa de volta ao seu melhor.

Tags: , Categoria: Fórmula 1

Comentários Facebook

2 Respostas para A história da Fórmula 1

  1. Pingback: Curiosidades da história da Fórmula 1 - Blog do Autódromo - Blog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

  2. Pingback: No AIC, Rubinho é campeão após 23 anos sem títulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *