Pirelli anuncia mudanças nos pneus de F1

Pirelli-anuncia-mudanças-nos-pneus-de-F1Após o festival de pneus furados na última prova do GP da Inglaterra que prejudicou os pilotos Felipe Massa, Lewis Hamilton, Jean-Eric Vergne e Sergio Pérez, a fabricante Pirelli apontou as causas do problema e ainda anunciou algumas mudanças para este ano.

A Pirelli, que retornou à Fórmula 1 em 2011, recebeu a missão de criar pneus com diferentes níveis de desgaste para movimentar as corridas. O trabalho foi concluído após muitos estudos e muitas análises em laboratórios de Milão (Itália) e agora esclarece a todos os motivos que provocaram os problemas do último domingo (30). Confira:

Pneus traseiros invertidos

Os pneus colocados nos carros estavam invertidos: o pneu direito foi colocado no lado esquerdo e vice-versa. Essa foi uma tática descoberta no início do ano e usada por diversas equipes para atingir melhor desempenho. Porém, a fabricante destaca que os pneus deste ano possuem uma estrutura assimétrica, que significa que não foram concebidos para serem invertidos.

Baixa pressão

Outro ponto analisado pela Pirelli foi o uso de pressões excessivamente baixas, inferiores às indicadas, lembrando que a medida expõe o composto a condições mais estressantes.

Alta cambagem

A Pirelli também apontou que os pneus estavam em ângulos extremos de cambagem.

Zebras “agressivas”

Para piorar a situação, os itens acima combinados com as zebras “particularmente agressivas” resultaram nos problemas.

Medidas para os próximos GPs

Segundo a Pirelli, alterações maiores serão feitas para a etapa seguinte, na Hungria. Serão introduzidos novos tipos de pneus traseiros e compostos serão reforçados com uma cinta de kevlar (material usado em coletes à prova de bala) no lugar do aço.

Ainda de acordo com a fabricante, em função das características do circuito, a medida evitará a ocorrência de incidentes como os da Inglaterra.

Veja também: Capacete de F1 x Capacete comum.

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