500 Milhas de Indianápolis

500 Milhas de Indianápolis

Conhecida como uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional, é considerada a principal corrida do mundo, da qual geralmente o vencedor sai com 1 milhão de dólares.

Atualmente parte do calendário da IRL (Indy Racing League), foi disputada pela primeira vez em 1911 na pista que havia sido construída para testes automobilísticos, a Indianapolis Motor Speedway, em Indianapolis, nos EUA.

A prova é completada com  os carros percorrendo 500 milhas, ou 805 quilômetros, na parte oval do circuito com o grid composto tradicionalmente por 33 carros. A data da corrida é sempre a mesma, fim de maio, próxima ao Memorial Day, um feriado americano em homenagem aos soldados que morreram em combates.

Veja também: Onde nascem os grandes pilotos do automobilismo mundial.

A primeira corrida aconteceu no dia 30 de maio de 1911 e o vencedor foi Ray Harroun. Os carros da época eram feitos para duas pessoas e o passageiro era sempre um mecânico, para o caso de algo dar errado durante a prova. Ray correu sozinho as 500 Milhas, mas com uma vantagem: seu carro possuía espelho retrovisor, o que o permitiu acompanhar os pilotos que estavam atrás dele e não permitir que fizessem ultrapassagens.

500 Milhas de Indianápolis

O brasileiro Emerson Fittipaldi foi uma das estrelas da Indy, tendo feito sua primeira corrida aos 38 anos, um ano depois de terminar a carreira na Fórmula 1. Sua primeira vez como campeão nas 500 Milhas foi em 1989, após cinco vitórias. Fittipaldi totalizou 22 vitórias e 17 pole positions durante sua carreira na Indy.

500 Milhas de Indianápolis

Tags: , , Categoria: Fórmula Indy

Comentários Facebook

Uma resposta para 500 Milhas de Indianápolis

  1. Pingback: Os 10 melhores pilotos de 2012 - Blog do Autódromo - Blog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *