Um pouco de história para começar…

Seja bem-vindo ao Blog do AIC, acompanhe nossas atualizações, envie sugestões de postagens, participe!

E para começar, vamos saber um pouco da história do Automobilismo e do Autódromo Internacional de Curitiba.

Com um nome como Alberto Santos-Dumond como pioneiro, não é de se estranhar que o automobilismo no Brasil também tenha alcançado voos altos. Pois foi o mineiro, responsável pela invenção do avião, quem trouxe o primeiro automóvel para o país ainda em 1891. O veículo foi usado para os experimentos que culminaram na criação do famoso avião 14-Bis.

E foi apenas cerca de 20 anos depois que os brasileiros acompanharam a primeira corrida de automóveis oficial: em 26 de julho de 1908. Um público de 10 mil pessoas presenciou a vitória do automóvel Fiat do Conde Sylvio Álvares Penteado no Circuito de Itapecerica (do campo do Parque Antártica até o centro da cidade de Itapecerica da Serra).

O grande divisor de águas do esporte no Brasil foi a construção do primeiro carro no país. Com motor importado da Chevrolet, mas com mecânica nacional. O acontecimento culminou na realização do 1º Grande Prêmio da cidade do Rio de Janeiro em 1933.

O conhecido circuito de Interlagos (São Paulo), inaugurado em 1940, foi ganhando importância a partir da década de 50 com importantes competições e na década de 70 com as categorias europeias e da Fórmula 1.

AIC – E, com 40 anos de atividade, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) é hoje um dos circuitos mais modernos do país. Com infraestrutura e capacidade para 50 mil pessoas, sua configuração atende às normas e padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Por todos esses fatores, a pista de 3.695 metros é sempre palco das maiores e mais importantes competições do automobilismo nacional e mundial, como o Mundial de Carros de Turismo (WTCC), Stock Car, GT Brasil, entre outros.

Tags: , , , Categoria: História do Autódromo

Comentários Facebook

2 Respostas para Um pouco de história para começar…

  1. Luciana disse:

    Pessoal,
    Muito bacana o post! Vou ficar de olho no blog!
    Parabéns!

  2. joão Vitor disse:

    Muito legal saber mais sobre a história do automobilismo, gostaria saber mais sobre a história do autódromo. Parabéns, abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *