Pilotando um kart

pilotando-um-kartComo muitos já sabem, o kart é a principal porta de entrada para o automobilismo. Na semana passada falamos sobre as bandeiras da corrida e o significado de cada uma delas. Hoje, para ajudar ainda mais os apaixonados pelo esporte, vamos dar algumas dicas básicas de pilotagem de kart.

Para começar, é importante saber que o pedal da direita é vinculado ao acelerador e o da esquerda, ao freio. A tração é a parte mais importante em um kart. Quando derrapam, as rodas giram em falso, fazendo que o veículo perca a tração; dessa forma, tente derrapar o mínimo possível.

Como o kart não possui marchas, isso significa que ele tem uma relação entre o motor e as rodas diferente do carro de rua, que tem várias marchas. Dessa forma, ele pode pegar embalo, e para manter a velocidade muitas vezes compensa até fazer uma curva com uma derrapagem controlada para garantir que vai sair embalado, sem perder muito tempo.

Nas curvas é sempre importante virar o volante o mínimo possível. Em uma curva para a direta, por exemplo, o ideal é se manter o máximo possível na esquerda, frear ainda em linha reta e se deslocar para o meio da curva. Uma vez no meio da curva é preciso acelerar o kart para que ele já saia da curva com velocidade e embalo.

Ao frear o kart, o melhor é evitar freadas bruscas, pois durante a desaceleração o peso todo vai para as rodas da frente, e sem peso suficiente na traseira é possível que o carro derrape.

nas retas, é liberado acelerar ao máximo, mantendo o pé embaixo até o último milímetro de reta e aproveitando toda a extensão para ganhar velocidade e embalo.

Com relação às ultrapassagens, na corrida de kart é mais difícil vencer uma disputa só no acelerador. Sendo assim, as melhores oportunidades de ultrapassagens ocorrem em áreas nas quais a frenagem deve ser mais intensa; ou então é possível aproveitar um possível erro do adversário.

Com essas dicas já é possível ir para a pista e colocar o piloto que existe em você em ação.

Veja também: 9 curiosidades que qualquer fã da Fórmula 1 deveria saber.

Seguindo normas e padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o Autódromo Internacional de Curitiba, em atividade desde 1967, é referência em qualidade, funcionalidade e segurança para provas de automobilismo e motociclismo. http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Tags: , , , Categoria: Kart

Comentários Facebook

2 Respostas para Pilotando um kart

  1. Pingback: Kart: as melhores pistas do Brasil - Blog do AutódromoBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

  2. Pingback: Automobilismo virtual: do amadorismo ao profissionalBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *