Saiba o que significa cada bandeira em uma corrida de kart

saiba-o-que-significa-cada-bandeira-em-uma-corrida-de-kartAs corridas de kart estão se tornando cada vez mais populares. Muitas vezes apenas por diversão, como um hobby, sem necessariamente serem profissionais. O esporte é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caras e mais complicadas, como Stock Car, Fórmula 1 e Fórmula Indi, que são mundialmente conhecidas por “moldarem” pilotos de destaque internacional, como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e muitos outros.

Para começar a praticar, os pilotos devem estar completamente equipados, com capacete (obrigatório), balaclava (opcional), luvas (obrigatórias) e macacão. E para se manter na pista e entender como se comportar, aprenda o que significa cada bandeira:

Bandeira amarela (pista obstruída): indica que a pista está total ou parcialmente obstruída por alguma ocorrência. Ela nunca será agitada somente no local do acidente, mas também alguns metros à frente, possibilitando aos pilotos diminuírem a velocidade a tempo de não colidirem com os karts parados e com os fiscais de pista que o estão auxiliando. No trecho sinalizado por bandeiras amarelas é proibida a ultrapassagem, e a não obediência do piloto é punida com uma parada obrigatória no boxe, no qual perderá mais tempo parado do que com a vantagem irregular.

Bandeira azul (facilite a ultrapassagem): não é agitada, e sim postada na pista. O piloto, ao encontrá-la, deve olhar para ambos os lados e identificar os karts mais velozes que se aproximam e estão disputando posição, mantendo o kart na parte mais lenta da pista e dando passagem imediata.

Bandeira vermelha (corrida interrompida): agitada pelos fiscais de pista em todo o circuito, interrompe imediatamente o treino ou a corrida. É aplicada na maioria das vezes quando vários karts queimaram a largada ou quando há um acidente envolvendo muitos karts e obstrução da pista. Quando apresentada, os pilotos não podem realizar ultrapassagens em toda a extensão do circuito e devem se dirigir em baixa velocidade para o boxe e aguardar as instruções do Diretor de Prova para uma nova largada, quando o problema que originou a interrupção for solucionado.

Bandeira preta e vermelha (parada obrigatória no boxe): sempre mostrada acompanhada do número do kart, nas imediações da torre de controle. Ela é aplicada, na maioria das vezes, quando o Diretor de Prova nota alguma irregularidade com o kart, que precisa ser trocado no boxe. Ela também é mostrada quando o piloto está guiando o kart de maneira perigosa para ele mesmo e para os outros participantes da bateria. As razões mais comuns são: dirigir perigosamente, jogar o kart contra outro e realizar ultrapassagens tentando jogar o piloto da frente para fora da pista, ganhando a posição ilegalmente. A não obediência a essa bandeira e à consequente parada no boxe pode levar à desclassificação do piloto.

Bandeira branca e preta (conduta antiesportiva): é mostrada nas imediações da torre com uma placa indicando o número do kart que está sendo advertido. Ela é aplicada quando um piloto está agindo de maneira ilegal na pista, por exemplo: fechando um companheiro várias vezes, tornando a ultrapassagem difícil fazendo zigue-zagues, fazendo gestos deseducados para fiscais de pista, tentando acelerar mais o kart colocando a mão no motor e puxando o cabo do acelerador ou mesmo batendo propositalmente na traseira do piloto que está à frente nos pontos de frenagem no intuito de colocá-lo para fora da pista, podendo ocasionar um acidente. Duas advertências no treino ou na corrida caracterizam a iminência de desclassificação do piloto do restante da corrida.

Bandeira preta (desclassificação): mostrada nas imediações da torre de cronometragem, acompanhada do número do kart, desclassifica o piloto, que deverá imediatamente dirigir-se aos boxes e abandonar o treino ou a corrida. A bandeira é utilizada quando o piloto já foi advertido e continua pilotando de maneira perigosa. A decisão da desclassificação do piloto é uma prerrogativa do Diretor de Prova sempre que este considerar que um piloto esteja agindo fora das condições de segurança e não está vinculada a advertências anteriores.

Bandeira branca (última volta): mostrada ao pé da torre de cronometragem, indica a última volta da corrida ou do treino.

Bandeira quadriculada (fim de treino/fim de corrida): agitada ao pé da torre, inicialmente para o líder e depois para os pilotos, indica que a sessão de treino ou corrida terminou. Após a bandeirada, todos os pilotos devem diminuir a velocidade e se dirigir aos boxes.

Veja também: Perfil de Piloto – Alain Prost.

Seguindo normas e padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o Autódromo Internacional de Curitiba, em atividade desde 1967, é referência em qualidade, funcionalidade e segurança para provas de automobilismo e motociclismo. http://www.autodromodecuritiba.com.br/

Tags: , , Categoria: Kart

Comentários Facebook

2 Respostas para Saiba o que significa cada bandeira em uma corrida de kart

  1. Pingback: Pilotando um kart - Blog do AutódromoBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

  2. Pingback: Conheça o Kartódromo Raceland Internacional - Blog do AICBlog do Autódromo Internacional de Curitiba – BLog do AIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *