Bia Figueredo: primeira brasileira nas 500 milhas de Indianápolis

Já falamos aqui sobre como as mulheres vem ganhando espaço no mundo do esporte a motor, e a piloto Bia Figueredo é prova disso, pois além de ser a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo internacional, ela escreve novamente seu nome na história do automobilismo. Será a primeira brasileira a disputar as 500 Milhas de Indianápolis.

A participação de mulheres na prova só foi autorizada em 1971. E em 1977, Janet Guthrie foi a primeira a se classificar, ficando na 29ª posição na corrida. Em 2005, Danica Patrick tornou-se a primeira mulher a liderar a Indy 500, mas acabou em quinto lugar. Em 2009, alcançou uma inédita terceira colocação. Este ano, além de Bia mais três mulheres irão disputar a prova, que é uma das mais antigas e importantes do automobilismo mundial.

Correndo com o carro de 650 cavalos que leva o número 25 da Dreyer & Reinbold Racing, Bia vê a oportunidade como a realização de um sonho. Foram sete dias de treinos antes da classificação, mais dois de classificação conhecidos como Pole Day e Bump Day, além de um treino de aquecimento chamado de Carburation Day. Bia garantiu seu lugar e sai em 21ª.

A piloto brasileira estreou na Indy na etapa de São Paulo, em março deste ano, e terminou em 13º lugar, como a melhor entre cinco estreantes. O objetivo de Bia em Indianápolis é poder terminar a prova, pois só o fato de disputar a corrida já é uma grande realização.

A mais tradicional prova do mundo chega a sua edição centenária com o recorde de oito pilotos brasileiros entre os 33 competidores.

A competição
A prova foi disputada pela 1° vez em 1911 e leva esse nome porque os carros percorrem 500 milhas (805 km) na parte oval do circuito.  Como o número de pilotos que desejam participar da prova é maior que o número de vagas do grid, a classificação é feita no Pole Day – definindo do 1° até o 24° colocado, e no Bump Day – do 25° ao 33° colocado.

O Brasil é o 2° colocado no número de vitorias da prova, ganhando a competição nos anos de (1989, 1993, 2001, 2002, 2003, 2009).

Tags: , , , , , Categoria: Mulheres no Volante

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *