Fórmula Superliga: a união de duas paixões mundiais

No post anterior, falamos sobre a fusão do automobilismo e do futebol. Hoje trazemos um pouco mais sobre a Fórmula Superliga (em inglês, Superleague Formula), onde essa união fica ainda mais evidente.

A categoria, que teve início em agosto de 2008, iniciou sua história nas pistas com 18 carros competindo, cada um com as cores e pintura de grandes clubes de futebol da Europa e do mundo.

As equipes são: AC Milan (Itália), AS Roma (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), FC Basel (Suíça), FC Porto (Portugal), Galatasaray (Turquia), Girondins de Bordeaux (França), Liverpool FC (Reino Unido), Olympiacos (Grécia), Olympique Lyonnais (França), PSV Eindhoven (Holanda), RSC Anderlecht (Bélgica), Sevilla FC (Espanha), Sporting Clube de Portugal (Portugal) e Tottenham Hotspur (Reino Unido), Flamengo (Brasil) e Corinthians (Brasil), que também está nas categorias nacionais Stock Car e Fórmula Truck.

Com a aprovação da Federação lnternacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula Superliga tem um carro representando cada clube de futebol, e todas as equipes têm carros idênticos e com a mesma tecnologia – motores V-12 de 750 cavalos. Em cada rodada, as equipes competem por prêmios em dinheiro – que ao final da temporada 2010 podem devem ultrapassar os 5 milhões de euros –  e pontos no campeonato.

Ao contrário da Fórmula 1 e de muitos outros campeonatos de monolugares europeus, não é preciso finalizar a corrida para ganhar pontos, apenas é necessário partir. Todos os circuitos atuais em uso na Fórmula Superliga foram construídos especialmente para a competição. O número de circuitos deve aumentar gradualmente até 2012, já que discute-se realizar corridas fora da Europa.

A temporada 2010 teve inicio em abril, no circuito inglês de Silverstone e deve encerrar-se em novembro.

Curiosidade – Um jogo de computador para a Superleague Formula foi feito pela Media Game e pela Image Space Incorporated, sendo publicado para PC a 31 de Outubro de 2009, apesar da data originalmente anunciada ser Setembro de 2009. O jogo, publicado para download pelo website oficial do campeonato, tem os 18 clubes e 6 circuitos da temporada de 2009.

Tags: , , , Categoria: Superliga

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *