Track Day, seu carro de rua na pista

Qualquer pessoa apaixonada por velocidade e esportes a motor já imaginou colocar seu carro na pista de um autódromo, só para ter a sensação de pilotar em um circuito de corrida. Para isso foram criados os conhecidos Track Days.

O evento dá oportunidade para qualquer motorista e seu carro de rua andar um dia num autódromo. Para participar os motoristas devem possuir a CNH (carteiras nacional de habilitação) válida, já o carro deve estar com os documentos em dia e em perfeito estado de conservação.
Depois de cumprir esse dois requisitos básicos é só entrar na pista para se divertir e conhecer melhor suas habilidades, as reações e limites de seu carro, tudo isso em um ambiente controlado e seguro.

A maioria dos autódromos que realizam Track Days proíbem o uso de “rollcage” (gaiola de proteção, comum em carros de corrida). Também é vetado o uso de pneus slicks (próprios para corridas em circuitos e sem sulcos).

O objetivo do evento não é a competição. Tanto que não existe premiação por colocação. Além disso, não há largada. Os carros saem em fila dos boxes. Por medida de segurança, manobras perigosas como ultrapassagens em curvas, ou antes delas de maneira a dividir a “frenagem” (ato de frear), são proibidas.

Criado nos Estados Unidos, o evento é também popular na Europa e a cada dia ganha mais adeptos no Brasil. Há quem diga que sua criação foi uma alternativa encontrada para que os jovens tivessem um lugar seguro para andar no limite de seu automóvel e não precisassem fazer isto nas ruas, de maneira imprudente e perigosa, como os rachas.

Os principais eventos desse tipo no país são: Track Day NDA Racing, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O Track Day Oktane Club, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Nenhum dos eventos tem datas previstas para 2010, mas é bom prestar atenção nos sites dos clubes que promovem o evento e também nos sites dos autódromos participantes.

Tags: , , , , , Categoria: Velocidade

Comentários Facebook

2 Respostas para Track Day, seu carro de rua na pista

  1. Alsoni disse:

    olá, gostaria de receber informaçaoes sobre datas de track day no AIC. obrigado.

  2. admin disse:

    Oi Alsoni, você poderá acompanhar a agenda de eventos do Autódromo de Curitiba no site, confira o endereço: http://autodromodecuritiba.com.br/agenda.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>